Português English


20/06/2007 - Lista de Minicursos aceitos

Minicursos


Objetivos:

O Simpósio Brasileiro em Segurança da Informação e de Sistemas Computacionais (SBSeg) é um evento anual, sem fins lucrativos promovido pela Sociedade Brasileira de Computação (SBC). O SBSeg tem por principal objetivo atuar como um espaço para a apresentação de pesquisas e atividades relevantes na área de segurança de sistemas de informação. O SBSeg propicia a integração da comunidade brasileira de pesquisadores e profissionais atuantes na área de segurança e permite o intercâmbio de informações com especialistas estrangeiros responsáveis por importantes avanços na consolidação da segurança de sistemas computacionais. Os Minicursos do SBSeg têm como objetivo atender a uma necessidade de atualização em temas normalmente não cobertos nas grades curriculares ou despertar grande interesse entre acadêmicos e profissionais. Foram selecionados temas com grande potencial para atrair o interesse de estudantes e profissionais, de forma a melhor qualificá-los para suas pesquisas e/ou mercado de trabalho. Cada minicurso é estruturado para um total de quatro horas, podendo incluir prática de laboratório.


Mini-Cursos Selecionados


MC01: Forense Computacional: fundamentos, tecnologias e desafios atuais

Autores: Evandro Pereira, Leonardo Fagundes (Universidade do Vale do Rio dos Sino – Unisinos)

Descrição: O minicurso em questão trata sobre um tema bastante atual e que tem recebido significativa atenção tanto da comunidade científica quanto da indústria: a forense computacional. No âmbito científico, esse interesse deve-se à quantidade de questões de pesquisa em aberto, fruto do constante surgimento de novos desafios. Já no contexto da indústria, tal interesse justifica-se pela grande quantidade de investigações criminais, cujas principais evidências estão em formato digital, e pela carência de profissionais especializados. A abordagem utilizada será teórica, uma vez que serão apresentados os resultados de pesquisas e tecnologias relacionadas a forense computacional. Entretanto, este minicurso estará fortemente amparado em um conjunto de exemplos práticos provenientes da bibliografia recente sobre o tema, da experiência dos autores e da vasta gama de aplicações para forense computacional disponíveis atualmente. O objetivo central deste mini-curso é introduzir e discutir as principais técnicas relacionadas a forense computacional, bem como apresentar questões que representem oportunidades de pesquisa na área em questão.



MC02: Esteganografia e suas Aplicações

Autores: Célio Vinicius Neves de Albuquerque, Eduardo Julio, Wagner Brazil (UFF)

Descrição: Esteganografia deriva do grego, onde estegano = esconder, mascarar e grafia = escrita. Logo, esteganografia é a arte da escrita encoberta. Durante toda a história, as pessoas têm tentado inúmeras formas de esconder informações dentro de outros meios, buscando, de alguma forma, mais privacidade para seus meios de comunicação. As abordagens mais comuns de inserção de mensagens em imagens incluem técnicas de: inserção no bit menos significativo, filtragem e mascaramento e algoritmos e transformações. Cada uma destas técnicas pode ser aplicada a imagens, com graus variados de sucesso. O objetivo deste curso é explorar as técnicas de esteganografia de maneira que estas técnicas possam ser usadas na proteção das comunicações. Além das técnicas conhecidas, queremos mostrar as aplicações e a aplicabilidade da esteganografia como uma opção aos métodos de criptografia mais conhecidos.



MC03: Introdução a Segurança Demonstrável

Autores: Rafael Castro, Ricardo Dahab, Augusto Devegili (Universidade Estadual de Campinas)

Descrição: Este curso tem por objetivo apresentar as principais técnicas e resultados na área de segurança demonstrável, capacitando os alunos a compreenderem e desenvolverem demonstrações da segurança de esquemas criptográficos. O tema será tratado de forma expositiva com participação dos alunos. Após a apresentação da base teórica de criptografia e complexidade computacional, serão descritos esquemas criptográficos e suas demonstrações de segurança seguindo uma abordagem cronológica: os primeiros esquemas criptográficos demonstravelmente seguros, a impraticabilidade inicial do modelo padrão e o desenvolvimento do modelo do oráculo aleatório, culminando em protocolos práticos que são seguros. Os alunos serão convidados a construir de forma coletiva as demonstrações, consolidando os conceitos e técnicas expostos.



MC04: Soluções para o Desenvolvimento de Sistemas Seguros

Autores: Milene Cunha (UFRJ), Paulo Pires (UFRN), Carlo Oliveira (UFRJ), Flavia Delicato (UFRN)

Descrição: Aplicações de comércio eletrônico e outras similares no âmbito da internet possuem a segurança como requisito fundamental. Entretanto, apesar da grande variedade de soluções de segurança e de tecnologias associadas disponíveis atualmente, constantemente há noticias sobre vulnerabilidades e falhas de segurança em sistemas de software. Presentemente, existe uma grande lacuna entre as soluções teóricas e o que é de fato implementado nessa área. Um dos problemas que contribuem para a construção de software com segurança fraca é o fato deste requisito ser raramente considerado nos estágios iniciais do desenvolvimento de software e ser delegado a segundo plano ao longo do mesmo, provocando problemas de segurança tanto na arquitetura da aplicação quanto na lógica implementada. Portanto, são necessárias novas formas de desenvolver software seguro, baseadas não somente na aplicação das teorias existentes como na adoção de um processo de desenvolvimento que considere os requisitos de segurança como parte integral do projeto de construção de software. O objetivo desse minicurso é abordar aspectos teóricos e práticos das soluções de segurança existentes para o desenvolvimento de sistemas de software. Para atingir esse objetivo, serão apresentados os modelos básicos de segurança, integração de soluções de segurança na modelagem de sistemas incluindo a aplicação de padrões de projeto de segurança e o novo paradigma de desenvolvimento orientado a modelos denominado MDD (Model Driven Development).


COORDENAÇÃO GERAL DO SBSEG2007 :

Luiz Fernando Rust da Costa Carmo (NCE/UFRJ)

COORDENAÇÃO DE MINICURSOS :

Luci Pirmez (NCE/UFRJ)
Flávia Coimbra Delicato (UFRN)

COMITÊ DE AVALIAÇÃO :

Antônio Abelém (UFPA)
Carlos Alberto Maziero (PUC-PR)
Djamel H. Sadok (UFPE)
Flávia Coimbra Delicato (UFRN, Coordenadora de Minicursos)
Lau Cheuk Lung (PUC-PR)
Luciano Gaspary (UFRGS)
Luci Pirmez (UFRJ, Coordenadora de Minicursos)
Luis Henrique Maciel Kosmalski Costa (UFRJ)
Marinho Barcellos (UNISINOS)
Paulo Pires (UFRN)
Ricardo Dahab (UNICAMP)
Rossana Andrade (UFC)
Thais Vasconcelos Batista (UFRN)




31/01/2007 - Chamada de Minicurso do SBSeg 2007 :


Os Minicursos do SBSeg têm como objetivo atender a uma necessidade de atualização em temas normalmente não cobertos nas grades curriculares ou despertar grande interesse entre acadêmicos e profissionais. Esperam-se temas com grande potencial para atrair o interesse de jovens estudantes e profissionais, de forma a melhor qualificá-los para suas pesquisas e/ou mercado de trabalho. Cada minicurso deve ser estruturado para um total de quatro horas, podendo incluir prática de laboratório.


Temas de Interesse :

Poderão ser submetidos minicursos cobrindo os temas sugeridos na Chamada de Trabalhos do SBSeg 2007. A lista não exaustiva de tópicos de interesse é a que segue:


· Algoritmos e técnicas criptográficas
· Aspectos legais da segurança
· Auditoria e análise em sistemas
· Avaliação da segurança
· Biometria e sistemas biométricos
· Certificação de sistemas e de software
· Criminalística computacional
· Hardware criptográfico, RFID, cartões inteligentes
· Infra-estrutura de chaves públicas
· Integridade e confidencialidade da informação
· Medidas e sistemas de contingência face a desastres
· Modelos e técnicas de autenticação
· Modelos e técnicas de controle de acesso
· Padronização e normatização em segurança
· Políticas de segurança
· Protocolos de segurança
· Segurança adaptativa
· Segurança em grades computacionais, redes P2P e redes overlay
· Segurança em middleware (Java RMI, J2EE, CorbaSec,.Net, etc)
· Segurança em redes
· Segurança em serviços web (WS-Security, SOAP, XML,XACML, etc)
· Segurança em sistemas distribuídos
· segurança em sistemas operacionais
· Metodologias de desenvolvimento de sistemas seguros
· Segurança em aplicações (multimídia distribuída, TV digital, e-banking, etc)
· Tecnologias de 'firewall'
· Tolerância a intrusões
· Tolerância a falhas
· Votação eletrônica
· Vulnerabilidades, ataques e detecção de intrusões


Livro Texto :

Os autores dos cursos selecionados deverão apresentar um texto (capítulo de livro) em Português contendo entre 40 e 50 páginas. Os textos serão publicados, na forma de capítulos, no livro "Minicursos SBSeg 2007", a ser distribuído entre os participantes do evento. O formato a ser adotado é o recomendado pela SBC ( http://www.sbc.org.br/) .

Formato das Propostas :

Professores e pesquisadores interessados em ministrar um minicurso devem submeter uma proposta contendo entre 3 e 5 páginas (excluindo-se os CVs, item 6 abaixo), até o dia 31 de Maio de 2007, contendo as seguintes informações:


1. Dados de identificação - Título do minicurso , Autores (instituição(ções), endereço(s), telefone(s), e-mail(s)) e Indicação do autor que apresentará o curso;
2. Dados gerais - Objetivos do curso, tratamento dado ao tema (por exemplo: teórico ou prático; apanhado geral de resultados ou aprofundamento de aspectos específicos; apresentação ou comparação de tecnologias; formação de novas habilidades ou informação, etc.) e Perfil desejado dos alunos;
3. Estrutura prevista do texto (tópicos/capítulos cobertos, esboço do curso);
4. Para cada capítulo/tópico previsto no item 3, um resumo do conteúdo e uma previsão do número de páginas;
5. Bibliografia principal utilizada na preparação do curso;
6. Curriculum Vitae resumido dos autores (no máximo, 1 página por autor).


Observe que toda informação acima deve estar contida em apenas um documento (arquivo).


Submissão das Propostas :

A submissão de propostas será exclusivamente eletrônica. Autores devem enviar a proposta para https://jems.sbc.org.br/sbseg2007. O documento (arquivo) único deverá estar no formato DOC (formato gerado por programas como o Word e o OpenOffice).


Comitê de Avaliação :

Antônio Abelém (UFPA)
Carlos Alberto Maziero (PUC-PR)
Djamel H. Sadok (UFPE)
Flávia Coimbra Delicato (UFRN, Coordenadora de Minicursos)
Lau Cheuk Lung (PUC-PR)
Luciano Gaspary (UFRGS)
Luci Pirmez (UFRJ, Coordenadora de Minicursos)
Luis Henrique Maciel Kosmalski Costa (UFRJ)
Marinho Barcellos (UNISINOS)
Paulo Pires (UFRN)
Ricardo Dahab (UNICAMP)
Rossana Andrade (UFC)
Thais Vasconcelos Batista (UFRN)

Datas Importantes :

Submissão das propostas:               31/05/2007
Comunicação dos resultados:           23/06/2007
Entrega dos textos completos:          16/07/2007


Para fazer o download do documento oficial (pdf) da chamada de mini-cursos do Sbseg2007 (clique aqui)

Realização: Núcleo de Computação Eletrônica